top of page

Andréa Vulcanis participa do 1º Simpósio Territorial do Lote 04 do Juntos pelo Araguaia e destaca “maior projeto de desenvolvimento ambiental”

Evento é realizado pelo Instituto Espinhaço no Lago dos Buritis, em Bom Jardim de Goiás,
com parceria da empresa global de mineração Anglo American. Tema aborda mudanças climáticas e impactos nas ações de restauração florestal. “Acreditem nesse sonho, que pode mudar a realidade. Transformamos a forma como a gente se integra e se comporta diante da natureza. Podemos ser um pouco mais felizes”, pontua titular da Semad

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, participou, na quinta-feira (11/04), do 1º Simpósio Territorial do Lote 04, no Lago dos Buritis, em Bom Jardim de Goiás, em mais uma iniciativa do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), por meio do Instituto Espinhaço.

 

O evento teve como tema as mudanças climáticas e os impactos nas ações de restauração florestal. Participaram pesquisadores, doutores, especialistas em assuntos ambientais, autoridades estaduais, locais, estudantes, professores, produtores rurais e integrantes do Escritório Executivo de Projetos do JPA.

 

O Lote 04 do Programa Juntos pelo Araguaia situa-se nos municípios de Bom Jardim de Goiás e de Aragarças. O Instituto Espinhaço é a instituição executora.

 

A Anglo American, empresa global de mineração diversificada, é a instituição investidora no Lote 04. Na cooperação público-privada, a curadoria técnica e institucional é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O evento contou com a parceria da Prefeitura de Bom Jardim de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

 

“Conseguimos implementar o maior projeto de desenvolvimento ambiental”, afirma a secretária Andréa Vulcanis durante a participação no 1º Simpósio Territorial do Lote 04. “A ideia do Juntos pelo Araguaia é cada um fazer a sua parte, cada um com o seu esforço”, aponta.

 

“Queria dizer para vocês, acreditem nesse sonho, que pode mudar a realidade, não só para ter água ou uma árvore a mais. Transformamos a forma como a gente se integra e se comporta diante da natureza. Podemos ser um pouco mais felizes”, destaca.

 

Ao se referir às ações de execução do programa, a secretária diz que quem está na atividade direta no campo sabe “do orgulho de poder recuperar, de regenerar”. Ela fez uma homenagem.  “Eu estou a olhar nos olhos do pessoal do Instituto Espinhaço. Vocês são os nossos braços, as nossas mãos. São os que chegam nas propriedades com ética, e levam tudo o que a gente acredita, levam o coração”.

 

“Sem vocês, nada disso seria possível. São certamente os mais importantes neste processo. Faço a minha reverência a cada um que constitui um novo sonho, um Brasil diferente, um Goiás diferente, que pare de falar de multa, de falar em prender, e fale mais em recuperar”, completa Andréa Vulcanis.  

“Daqui vou levar só alegria, e um sentimento de realização. De tudo o que vivi ao longo de 27 anos de carreira só na área de meio ambiente, posso dizer que cheguei lá aonde eu sonhava um dia”, revela a secretária.

 

O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, afirma que “o Estado de Goiás tem sido um parceiro de primeira hora, desde o minuto zero, ao acreditar na tese do desenvolvimento sustentável centralizado nas pessoas. O município de Bom Jardim é o exemplo vivo de mobilização social. O apoio da gestão municipal é essencial para o desenvolvimento do Juntos pelo Araguaia”.

 

“O programa só tem a possibilidade de atingir a meta de 10 mil hectares recuperados na Bacia do Araguaia com o apoio imprescindível da gestão municipal, dos atores locais, e essa interface com a coordenação do Estado de Goiás”, pontua Luiz Oliveira.

 

A coordenadora de Relação com a Comunidade e Implantação Florestal do Juntos pelo Araguaia, Maiara Soares, do Instituto Espinhaço, fez um agradecimento especial à instituição investidora Anglo American e demais parceiros da iniciativa. “Nós podemos fazer a diferença para a bacia hidrográfica e para as pessoas”, pontua.

O prefeito de Bom Jardim de Goiás, Willian Gregório, aponta que o trabalho mais importante no Programa Juntos pelo Araguaia é a conscientização das crianças.

WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.47 (2).jpeg

Fotos: Ricardo Gomes/EEP

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, durante participação no 1º Simpósio Territorial do Lote 04, em Bom Jardim de Goiás, em mais uma iniciativa do Programa Juntos pelo Araguaia: “Eu estou a olhar nos olhos do pessoal do Instituto Espinhaço. Vocês são os nossos braços, as nossas mãos. São os que chegam nas propriedades com ética, e levam tudo o que a gente acredita, levam o coração”

WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.46.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.46 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.47 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.47 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.47.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.48 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.34.48.jpeg

“Nós não tivemos essa conscientização lá atrás, na educação. Se tivéssemos, não estaríamos a enfrentar os problemas que encontramos hoje. É algo fundamental em todo o conjunto da obra que está sendo feita por meio do Juntos pelo Araguaia. Tenho certeza de que, no futuro próximo, teremos grande sucesso”, avalia o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Bom Jardim de Goiás, Guedes Gonçalves de Souza, teve o trabalho reconhecido pela secretária Andréa Vulcanis.

 

“No município de Bom Jardim, a gente vê todos os dias o Guedes lá, a plantar árvores. Vai, negocia, conversa. É um dos melhores secretários de Meio Ambiente do Estado de Goiás”, conclui.

 

 

JPA

O programa visa a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e a relação delas com a natureza. A meta é promover o equilíbrio entre os valores ecológicos, econômicos e sociais associados às práticas de recomposição da vegetação, conservação de solo e água, e mudança cultural. O JPA tem governança inovadora, e não utiliza recursos públicos.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) – Instituto Espinhaço - Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA)

bottom of page