top of page
Barco no lago

SOBRE

Juntos pelo Araguaia (JPA), o maior
programa de revitalização de bacia hidrográfica
em execução no mundo

Cooperação público-privada atua para recuperação da bacia hidrográfica do Rio Araguaia,
que sofre gravemente com o assoreamento em razão da degradação na área de abrangência,
proporcionar o reflorestamento no bioma Cerrado, e promover mudança
cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território

Lançado em 05 de junho de 2019, idealizado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o Programa juntos pelo Araguaia (JPA) tem como objetivo promover a recuperação da bacia hidrográfica do rio, que sofre gravemente com o assoreamento em razão da degradação na área de abrangência, e proporcionar o reflorestamento no bioma Cerrado, o segundo maior brasileiro em extensão, o mais rico em biodiversidade do mundo, com alto grau de endemismo.

 

O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.

 

Parceria entre muitas mãos, Governos de Goiás e de Mato Grosso, iniciativa privada e instituições executoras realizam o maior programa de revitalização de bacia hidrográfica no mundo. As equipes responsáveis se empenham para expandir as ações em campo e a conquista de novos investimentos.

WhatsApp Image 2023-10-04 at 14.12.21.jpeg

JPA visa contribuir para melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente, regenerar ecossistemas fragilizados, e fornecer serviços ambientais

WhatsApp Image 2023-10-04 at 14.12.22 (1).jpeg

Equipes durante visita a campo em quatro municípios que recebem ações do programa

O objetivo do programa é promover a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia nos estados de Goiás e de Mato Grosso.

 

As ações do Programa Juntos pelo Araguaia na perspectiva do desenvolvimento sustentável são inovação em recomposição florestal, conservação de solo e água, engajamento social, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, fortalecimento das economias locais.

 

A adesão da população local é um dos pontos fortes do Juntos pelo Araguaia. Por meio de ações de educação ambiental e projetos individualizados para cada propriedade rural, busca-se o engajamento ativo dos produtores rurais na restauração das áreas degradadas, promover uma governança participativa e efetiva na gestão dos recursos naturais da região.

Inovação: programa não envolve recursos públicos

WhatsApp Image 2023-10-04 at 14.12.22.jpeg

A inovação do JPA também está na sua governança. O programa não envolve recursos públicos, e o papel dos governos de Goiás e de Mato Grosso é de curador técnico e institucional da proposta.

 

O JPA conta com fontes de financiamento privadas, como doações de empresas, fundos ambientais, conversão de multas e compensações florestais. Essa estratégia busca assegurar a sustentabilidade do programa e possibilita a replicação da metodologia.

 

A inovação está marcada pela ação conjunta, integradora, participativa, que se converte em ações regenerativas pelos beneficiários do programa.


Nascente do Araguaia localizada no município de Mineiros, Sudoeste goiano

O JPA vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Ele visa capturar mentes e corações em favor do Cerrado e da regeneração da natureza.

 

A atuação integrada envolve instituições governamentais, sociedade civil organizada e iniciativa privada para garantir a sustentabilidade dessa fonte de água fundamental para o Centro-Oeste e todo Brasil.

O JPA se empenha para ampliar o envolvimento direto e harmonioso dos produtores rurais. Essa iniciativa não apenas beneficia o Brasil, mas serve como exemplo para o mundo, ao mostrar que é possível preservar a natureza e impulsionar o desenvolvimento sustentável com a participação de todas as forças que atuam no campo.

 

O Programa Juntos pelo Araguaia demonstra total aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribui para a erradicação da pobreza e da fome, o acesso à água e ao saneamento, o desenvolvimento sustentável, e a luta contra as mudanças climáticas.

 

A adesão da população local é um dos pontos fortes do Juntos pelo Araguaia. Por meio de ações de educação ambiental e projetos individualizados para cada propriedade rural, busca-se o engajamento ativo dos produtores rurais na restauração das áreas degradadas, promover uma governança participativa e efetiva na gestão dos recursos naturais da região.

Municípios beneficiados

Diretamente, o público-alvo do Programa juntos pelo Araguaia (JPA) engloba a população de 28 municípios dos estados de Goiás (16 localidades) e Mato Grosso (12), na Região Centro-Oeste do Brasil.

 

Os municípios beneficiados em Goiás são: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia

 

Os municípios beneficiados em Mato Grosso são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

Prefeita.jpg

Plantio de mudas de árvores nativas no município de Baliza,  no Noroeste Goiano

Cooperação público-privada

Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) são os curadores técnicos e institucionais do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA). Os investidores até então são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo Logística. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade.

 

A execução em campo até agora foi realizada pelo Instituto Espinhaço. A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar/Ifag/Sindicato Rural. Em Goiás, as prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia e Mineiros são as apoiadoras locais.

WhatsApp Image 2023-10-04 at 14.12.23.jpeg

Educação ambiental faz parte das atividades executadas pelo programa

bottom of page