SOBRE
Juntos pelo Araguaia, uma semente
de esperança em um futuro mais
sustentável e equilibrado
O maior programa de recuperação de bacia hidrográfica do mundo é resultado de parceria entre muitas mãos. A manifestação cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos ampliam consequências ambientais danosas. O JPA se ergue como um farol de esperança, um chamado à atividade coletiva para escrever uma nova história, uma jornada de cuidado, respeito e renovação. É tempo de transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e sua relação com a natureza
O Programa juntos pelo Araguaia (JPA) destaca-se pelo seu caráter inovador e sua face colaborativa com diversas instituições. Atua de diferentes formas tendo em vista engendrar um mesmo e desafiador propósito, qual seja, em essência, transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e sua relação com a natureza.
Lançado em 05 de junho de 2019 pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, idealizado pelo Instituto Espinhaço, o Juntos pelo Araguaia vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Visa capturar mentes e corações em favor do Cerrado e da regeneração da natureza.
Na COP28, em Dubai, o JPA é apresentado como proposta inovadora, o maior programa de recuperação de bacia hidrográfica do mundo, resultado de parceria entre muitas mãos.
A manifestação cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos ampliam consequências ambientais danosas. No coração do Brasil, o programa proporciona uma abordagem transformadora para a preservação ambiental.
JPA visa contribuir para melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente, regenerar ecossistemas fragilizados, e fornecer serviços ambientais
Equipes durante visita a campo em quatro municípios que recebem ações do programa
Não se trata apenas de um esforço conjunto de replantio e reflorestamento, mas sim uma iniciativa que incorpora a sinergia do Governo de Goiás, diversas instituições, setores e comunidades. Esse compromisso colaborativo é o seu alicerce e a fonte da inovação.
Uma mudança significativa só ocorre quando se altera a perspectiva das pessoas em relação à natureza. O Juntos pelo Araguaia convida as comunidades locais a se envolverem nesta conexão profunda para reimaginar, redefinir e regenerar nosso papel como guardiões do meio ambiente.
O núcleo deste programa é a mudança de mentalidade, um movimento que transcende as barreiras institucionais e individuais. A meta é não apenas revitalizar e conservar os santuários ecológicos que são o Bioma Cerrado e o Rio Araguaia, mas também ressignificar a maneira como encaramos nosso compromisso com a natureza.
O Juntos pelo Araguaia é uma semente de esperança em um futuro mais sustentável e equilibrado, uma revolução de nós mesmos, um desafio que não apenas se propõe a restaurar a natureza, mas também a transformar a nossa própria relação com ela.
O programa é uma colaboração exemplar entre diversas instituições, cada qual com suas atribuições, mas convergentes para um objetivo comum: escrever uma nova história, uma jornada de cuidado, respeito e renovação.
Afinal, a transformação começa com cada um de nós. Juntos pelo Araguaia, juntos pela vida.
Grande jornada para promover mudança cultural
O JPA é disruptivo em seu comportamento, uma grande jornada para promover mudança cultural que resulte em práticas mais conscientes e sustentáveis em relação ao Cerrado e à natureza como um todo.
É uma manifestação de esperança, inovação e colaboração em prol de um futuro mais sustentável, onde a natureza é vista não como um recurso a ser explorado, mas como um parceiro a ser preservado e celebrado.
É um movimento para reescrever a narrativa da relação entre a humanidade e a natureza, e, em última análise, para promover a regeneração de nosso planeta e a regeneração de nós mesmos.
Nascente do Araguaia localizada no município de Mineiros, Sudoeste goiano
O Programa Juntos pelo Araguaia se traduz como uma visão ousada de um futuro em que a relação entre humanos e natureza é harmoniosa, equilibrada e restauradora.
É um convite para que todos participem dessa jornada de renovação, conscientização e ação, o que representa um passo significativo em direção à sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente que é de vital importância para o bem-estar das gerações presentes e futuras.
Revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia
O JPA tem como objetivo promover a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, que sofre gravemente com o assoreamento em razão da degradação na área de abrangência, e proporcionar o reflorestamento no Bioma Cerrado, o segundo maior brasileiro em extensão, o mais rico em biodiversidade do mundo, com alto grau de endemismo.
O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.
O objetivo do programa é promover a recuperação de 5 mil hectares de áreas degradadas na bacia hidrográfica no Estado de Goiás.
As ações do Programa Juntos pelo Araguaia são inovação em recomposição florestal, conservação de solo e água, engajamento social, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, fortalecimento das economias locais.
A adesão da população local é um dos pontos fortes do Juntos pelo Araguaia. Por meio de ações de educação ambiental e projetos individualizados para cada propriedade rural, busca-se o engajamento ativo dos produtores rurais na restauração das áreas degradadas, promover uma governança participativa e efetiva na gestão dos recursos naturais da região.
Plantio de mudas de árvores nativas no município de Baliza, no Noroeste Goiano
Governança inovadora: programa não envolve recursos públicos
A governança inovadora do programa Juntos pelo Araguaia é um verdadeiro exemplo de colaboração integrada, que transcende os padrões convencionais de gestão. Este é um esforço conjunto sem precedentes, caracterizado por um compromisso comum com a vida e a preservação do Rio Araguaia, onde a participação ativa dos diversos entes é o alicerce de sua eficácia.
A inovação começa na fonte de financiamento do programa. Diferentemente de muitas iniciativas de preservação ambiental, o Juntos pelo Araguaia não depende de recursos públicos. Tem por base o apoio do Governo do Estado de Goiás, que desempenha papel como curador técnico e institucional. Essa abordagem demonstra a capacidade de criar soluções inovadoras e sustentáveis sem sobrecarregar os cofres públicos.
Educação ambiental faz parte das atividades executadas pelo programa
A governança do Juntos pelo Araguaia também se destaca pela atuação integrada entre instituições governamentais, sociedade civil organizada e iniciativa privada. Todos trabalham em conjunto para garantir a sustentabilidade dessa fonte vital de água, compreendendo-se que a preservação do Araguaia é uma responsabilidade coletiva que transcende fronteiras e interesses individuais.
A participação ativa das comunidades locais no programa é fundamental. O Juntos pelo Araguaia estabelece parcerias e promove ações de conscientização. A ênfase na educação ambiental, voltada para crianças e moradores locais, cria uma base sólida para a mudança de mentalidade na relação com a natureza.
A governança inovadora do programa Juntos pelo Araguaia é uma verdadeira soma de esforços em favor da vida. Ela demonstra como a colaboração, a participação ativa e a diversificação de recursos podem levar a soluções sustentáveis e impactantes na preservação do meio ambiente, redefinindo o que é possível quando se trata de proteger nosso planeta.
O Programa Juntos pelo Araguaia é o compromisso com um futuro em que a natureza e a humanidade florescem juntas.
Cooperação público-privada
Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) é o curador técnico e institucional do Programa Juntos pelo Araguaia.
As instituições investidoras são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo Malha Central. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade. As instituições executoras são Instituto Espinhaço e STCP Engenharia de Projetos.
A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar/Ifag/Sindicato Rural.
As prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia, Mineiros e Portelândia são as apoiadoras locais.
Ações sociais do programa
• Trabalho em conjunto com as comunidades locais
• Parcerias para desenvolver ações de preservação e conscientização
• Permanente atividade de educação ambiental com foco nas crianças e nos habitantes locais
• Oportunidade de trabalho remunerado para mulheres
Participação da população local
A adesão da população local é um dos pontos fortes do Juntos pelo Araguaia. Por meio de ações de educação ambiental e projetos individualizados para cada propriedade rural, busca-se o engajamento ativo dos produtores rurais na restauração das áreas degradadas, promover uma governança participativa e efetiva na gestão dos recursos naturais da região.
Municípios beneficiados
O público-alvo do Programa juntos pelo Araguaia (JPA) engloba a população de 16 municípios em Goiás, na Região Centro-Oeste do Brasil.
Os municípios beneficiados são: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia.