CERRADO
Rio Araguaia desempenha papel fundamental
na hidrografia e na ecologia do bioma Cerrado
Conservação desse bioma, que garante grande parte da água potável do Brasil, é essencial para sustentabilidade ambiental e bem-estar das comunidades que dependem dele
O Cerrado é o principal bioma do Brasil, um dos mais diversos e interessantes. Desempenha papel vital no equilíbrio ecológico e na preservação da biodiversidade.
A conservação desse bioma é essencial para a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades que dependem dele. É fundamental para o Brasil e o mundo.
O Cerrado e suas bacias hidrográficas, incluindo o Rio Araguaia, estão interligados com os sistemas hidrogeológicos da região.
As chuvas que ocorrem no Cerrado podem se infiltrar no solo e recarregar os lençóis aquíferos, o que contribui para a disponibilidade de água subterrânea em determinadas áreas.
Isso é particularmente importante em um bioma onde a estação seca pode ser longa, e as fontes de água superficiais podem ser escassas. Esse sistema tem capacidade para abastecer o coração do Brasil, o centro do país, em diversos Estados.
O Rio Araguaia desempenha um papel fundamental na hidrografia e na ecologia do Cerrado, além de ser um importante recurso natural e cultural para a região. Ele nasce em Goiás e deságua no Oceano Atlântico no Estado do Pará passando por boa parte da Amazônia Brasileira.
Bioma Cerrado abriga mais de 11 mil espécies de plantas nativas já catalogadas
Início do plantio de mudas na região do Rio Araguaia, em Baliza, no Noroeste goiano
Cerrado abriga mais de 11 mil espécies de plantas nativas
• O bioma predominante em Goiás é o Cerrado, o segundo maior brasileiro em extensão, o mais rico em biodiversidade do mundo, com alto grau de endemismo.
• Esse bioma abriga mais de 11 mil espécies de plantas nativas já catalogadas (MMA, 2018).
• As principais características são os grandes arbustos, as árvores esparsas de galhos retorcidos e raízes profundas.
• Essa rica vegetação atua como esponjas. Contribui diretamente para recargas dos aquíferos localizados no Centro-Oeste brasileiro. E garante grande parte da água potável do Brasil!
Bioma predominante em Goiás é o Cerrado, o 2ºmaior brasileiro em extensão, o mais
rico em biodiversidade do mundo, com alto grau de endemismo: principais características são os grandes arbustos, as árvores esparsas de galhos retorcidos e as raízes profundas
Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações pela ocupação humana
• Apesar da sua reconhecida importância para os mananciais, aquíferos e biodiversidade, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações pela ocupação humana.
• A região ocupada por esse bioma é vista pelo setor agropecuário como estratégica na economia brasileira para expansão da fronteira de produção.
• A região ocupada pelo bioma Cerrado responde por 60% da produção agrícola anual do Brasil. Isso ameaça a manutenção dos serviços ecossistêmicos prestados, como o auxílio para a infiltração de água no solo, regulação do clima e conservação do solo.
Plantio de mudas de espécies nativas do Bioma Cerrado nas imediações do Araguaia
JPA é uma resposta às graves questões ambientais que persistem na bacia hidrográfica do rio
• Pesquisas completam 15 anos com dados preocupantes.
• 1998. Início das pesquisas: erosão hídrica intensa, do tipo voçoroca.
• 300 focos erosivos, sendo um quinto deles de grande porte, de 300 a 4 mil metros de ramo principal.
• A maioria dos focos surgiu na década de 1980.
• O desmatamento e as mudanças no uso do solo afetaram cerca de 70% da área de estudo.
• O rebanho mostra um incremento na ordem de 400% nas últimas décadas.
Desmatamento e mudanças no uso do solo afetaram cerca de 70% da área de estudo