Governador Ronaldo Caiado e secretária Andréa Vulcanis se reúnem com CEO do Grupo Hypera Pharma, Breno Toledo Pires de Oliveira
Encontro no Palácio das Esmeraldas celebra resultados do Lote 2 do Programa Juntos pelo Araguaia, no município de Santa Rita do Araguaia, cujas atividades realizadas pelo Instituto Espinhaço foram concluídas. Diretora-executiva de Operações da empresa, Daniela Castanho, e coordenadora de Relação com a Comunidade e Implantação Florestal do JPA, Maiara Soares, participam da reunião
O governador Ronaldo Caiado e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, se reuniram na sexta-feira (17/05), no Palácio das Esmeraldas, com o diretor executivo presidente (CEO) do Grupo Hypera Pharma, Breno Toledo Pires de Oliveira, e a diretora-executiva de Operações, Daniela Castanho. A empresa foi a instituição investidora no Lote 2 do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), no município de Santa Rita do Araguaia, cujas atividades realizadas pelo Instituto Espinhaço foram concluídas.
A coordenadora de Relação com a Comunidade e Implantação Florestal do Juntos pelo Araguaia, Maiara Soares, do Instituto Espinhaço, apresentou os resultados das ações realizadas nos quatro lotes sob a responsabilidade da instituição executora. “Destaquei a importância do projeto para a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia”, informou.
No Lote 02 do Juntos pelo Araguaia foram concluídos 235 hectares de áreas recuperadas com plantio, cercamento, terraceamento, barraginhas e curvas de nível na proteção do solo para segurar o sedimento, e impedir que “afogue o rio”. O índice de pegamento das mudas chegou a 93%.
Na oportunidade, a secretária Andréa Vulcanis fez o relato dos momentos emocionantes que marcaram a solenidade de encerramento do Lote 02, no dia 22 de março deste ano. Ela destacou a “mudança de consciência que o projeto trouxe no município” e apontou: “Não tem dúvida que isso aqui é o nosso futuro”.
Andréa Vulcanis fez um agradecimento especial ao CEO do Grupo Hypera Pharma, Breno Toledo Pires de Oliveira, e à diretora-executiva de Operações, Daniela Castanho, “por nos ajudar e acreditar que a gente pode fazer”.
Evento histórico
O evento de encerramento do Lote 02 do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) foi realizado no dia 22 de março de 2023, em Santa Rita do Araguaia, no Terminal Turístico do município. Produtores rurais que abriram as propriedades para a execução do programa receberam certificados como homenagem especial. A iniciativa fez parte das celebrações alusivas ao Dia Mundial da Água. O Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Juntos pelo Araguia participou da solenidade.
Fotos: Secom e Instituto Espinhaço
Governador Ronaldo Caiado e secretária Andréa Vulcanis, se reúnem, no Palácio das Esmeraldas, com o CEO do Grupo Hypera Pharma, Breno Toledo Pires de Oliveira, e a diretora-executiva de Operações, Daniela Castanho empresa foi a instituição investidora no Lote 2 do Programa Juntos pelo Araguaia, no município de Santa Rita do Araguaia, cujas atividades realizadas pelo Instituto Espinhaço foram concluídas; coordenadora de Relação com a Comunidade e Implantação Florestal, Maiara Soares apresentou resultados
“Santa Rita do Araguaia certamente abrigou um dos lotes do Juntos pelo Araguaia com mais êxito. Estamos muito felizes neste Dia Mundial da Água. Há três anos, estivemos aqui com o governador Ronaldo Caiado para o lançamento. Encerramos as ações. Promessa feita, promessa cumprida. Essa é a missão”, destacou Andréa Vulcanis na oportunidade.
Ainda na ocasião, a diretora-executiva de Operações do Grupo Hypera Pharma, Daniela Castanho, disse que “estamos muito felizes pela entrega do nosso lote com 230 hectares recuperados e que impactou aproximadamente 29 mil vidas. É um projeto pelo qual temos muito orgulho, que combina muito com nossos valores”.
JPA
O Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) e seus mecanismos visam a melhoria da qualidade ambiental em prol da revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia. A meta é promover o equilíbrio entre os valores ecológicos, econômicos e sociais associados às práticas de recomposição da vegetação e conservação de solo e água. A iniciativa contempla 16 municípios no Estado de Goiás.
A inovação do Juntos pelo Araguaia está marcada na ação conjunta, integradora, participativa, que se converte em ações regenerativas pelos beneficiários do programa. O JPA vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Ele visa capturar mentes e corações em favor do cerrado e da regeneração da natureza.
Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) é o curador técnico e institucional do Programa Juntos pelo Araguaia.
As instituições investidoras são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo Malha Central. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade. As instituições executoras são Instituto Espinhaço e STCP Engenharia de Projetos.
A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar/Ifag/Sindicato Rural.
As prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia, Mineiros e Portelândia são as apoiadoras locais.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) – Instituto Espinhaço - Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA)