Produtores rurais engajados no Juntos pelo Araguaia são homenageados durante lançamento do Lote 5 do programa, em Mineiros e Portelândia
Maior operadora de logística ferroviária do Brasil é a investidora nesta quinta fase de expansão do projeto, e a STCP Engenharia de Projetos, a empresa executora. Área-alvo inicial é 50 hectares em 13 propriedades rurais para proteção de nascentes do Rio Araguaia, Parque Nacional das Emas e áreas de recarga da bacia. “Cada muda que chegar na terra de vocês, que tudo seja feito com amor, porque é disso o que o JPA fala: de conexão, de almas, de pessoas que trazem o seu valor”, aponta secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, ao se dirigir aos produtores homenageados
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), as empresas Rumo Malha Central, STCP Engenharia de Projetos fizeram homenagem especial aos produtores rurais engajados no Juntos pelo Araguaia (JPA) durante solenidade de lançamento do Lote 5 do programa que beneficia os municípios de Mineiros e Portelândia, no Sudoeste goiano.
Fotos: JPA
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, empresas Rumo Malha Central e STCP Engenharia de Projetos fazem homenagem especial aos produtores rurais engajados no Juntos pelo Araguaia durante solenidade de lançamento do Lote 5 do programa que beneficia os municípios de Mineiros e Portelândia, no Sudoeste goiano
O idealizador do Programa Juntos pelo Araguaia, o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira, foi a presença especial. Como atividade, ouve plantio simbólico de mudas nativas do bioma Cerrado na entrada do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), onde o evento foi realizado, na sexta-feira (15/02).
A Rumo Malha Central, maior operadora de logística ferroviária do Brasil, é a investidora nesta quinta fase de expansão do programa, e a STCP Engenharia de Projetos, a empresa executora. A área-alvo do Plano de Sensibilização, Mobilização e Engajamento, Projeto de Restauração Ambiental, é 50 hectares em 13 propriedades rurais com critérios técnicos voltados para as principais nascentes do Rio Araguaia, Parque Nacional das Emas e importantes áreas de recarga da bacia.
Ao se dirigir aos produtores rurais presentes no evento, e que foram chamados para ocupar a mesa diretiva dos trabalhos, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, fez a conclamação: “Cada muda que chegar na terra de vocês, que tudo seja feito com amor, porque é disso o que o Juntos pelo Araguaia fala: de conexão, de almas, de pessoas que trazem o seu valor”.
“Os produtores rurais devem, sim, falar com dignidade: nós produzimos e também cuidamos da nossa terra. É disso que se trata o Juntos Pelo Araguaia. O programa não é o cumprimento de obrigação legal, de compensação ambiental, não se trata de plantar mudas, se trata de plantar amor”, destaca a secretária. “O JPA é o único exemplo no mundo que deu certo, é o maior programa de revitalização do planeta”, aponta.
“Nós fazemos com alma. É de alma que o Juntos pelo Araguaia trata. Nós precisamos mostrar, com altivez, que Mineiros é hoje a capital da restauração. É um grande município que tem o seu desenvolvimento baseado no agronegócio. Nós somos orgulhosos disso. Nenhuma nação estrangeira vai determinar o que a gente tem que fazer. Não. Aqui a gente realiza com ética e com cuidado”, ressalta a secretária.
Até sexta-feira (15/12) os produtores rurais engajados no JPA são Cesar Augusto Sandri, Maria Gertrudes Fries, Alessandra Carrijo Ferreira, Ana Félix dos Santos, Célia Rodrigues Resende, Helton Gonçalves Ferreira, Cleuzir Miguel Resende, Lirio José Piacentini e Esdaile Carvalho dos Santos, Lailson Vasques de Souza. Os seis primeiros compareceram à solenidade e receberam homenagens. Também estiveram presentes os colaboradores que vão atuar diretamente no campo. As vagas foram disponibilizadas para trabalhadores, com geração de empregos.
JPA
O programa visa a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e a relação delas com a natureza. A meta é promover o equilíbrio entre os valores ecológicos, econômicos e sociais associados às práticas de recomposição da vegetação, conservação de solo e água, e mudança cultural. O JPA tem governança inovadora, e não utiliza recursos públicos.
A presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás, deputada Rosângela Rezende, destaca que o desenvolvimento econômico impacta muito nas questões climáticas que afetam o processo produtivo, os mais vulneráveis, as matas, a biodiversidade e “principalmente nossas águas, o aspecto mais grave, porque é o princípio de tudo”. Segundo ela, o JPA é “uma iniciativa inédita. Estive na COP28 e todos reconhecem que se trata de um projeto inusitado, que faz a regeneração do nosso Cerrado”.
“A Rumo traz esse presente para Mineiros. O Cerrado merece o nosso cuidado”, pontua Rosângela Rezende. A parlamentar fez questão de cumprimentar o governador Ronaldo Caiado e a secretária Andréa Vulcanis que lançaram o pacto pelo desmatamento ilegal zero em Goiás. “Como deputada, vamos garantir o cumprimento da lei e, cada vez mais, lutar pela qualidade ao meio ambiente”, completa.
“Para a Rumo, investir na restauração do meio ambiente e em projetos tão importantes, como o Juntos pelo Araguaia, é um dos grandes compromissos da companhia”, afirma a gerente da área de Gestão Ambiental, Patrícia Ruth Ribeiro. “Vamos recuperar 50 hectares de áreas degradadas às margens do Araguaia e afluentes, uma bacia hidrográfica de tamanha relevância para todos nós. Investimos em ações como esta porque acreditamos que podemos contribuir para um futuro melhor, nos aspectos social e ambiental, principalmente nos municípios onde atuamos”, destaca.
“Além do plantio, vamos promover oficinas de interesse social para as comunidades lindeiras e atividades com estudantes dos dois municípios para promover a cultura da restauração e conservação ambiental”, ressalta a gerente da Rumo Malha Central. A apresentação da companhia foi feita pelos coordenadores de Meio Ambiente da companhia, Diego Lopes, e de Flora, Jonathan Gusso.
“A STCP Engenharia de Projetos LTDA., desde sua fundação, participa ativamente de projetos que contribuem para o desenvolvimento e o uso adequado dos recursos naturais de nosso País e do Estado de Goiás, e que promovam a economia do bem comum. O Programa Juntos pelo Araguaia representa a essência dessas iniciativas ao valorizar um dos maiores patrimônios do Estado de Goiás, o Rio Araguaia”, afirma o diretor da empresa, Rômulo Lisboa. Ele fez a apresentação, compartilhada pelo gerente da Divisão de Restauração Ambiental, Luciano Ceolin.
Mundo novo
O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira, fez uma ampla abordagem sobre o sentido da iniciativa. “O Juntos Pelo Araguaia é um programa não ambiental, é um programa de regeneração. De regeneração dos territórios. Ora, mas ninguém regenera uma terra se não regenerar a si primeiro. Esse é o dever essencial do projeto”, aponta.
“O Juntos Pelo Araguaia não é um programa de plantar árvores. E quem fala que é um programa de plantar árvores está equivocado e precisa ser educado. Está errado. O Juntos Pelo Araguaia é um programa para convocar almas. Convocar almas para um mundo novo”, pontua Luiz Cláudio Oliveira.
O prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende, fez um agradecimento especial ao governador Ronaldo Caiado e à secretária Andréa Vulcanis, que propiciaram a chegada do Juntos pelo Araguaia em seu município e Portelândia. “Fica também o nosso muito obrigado à Rumo, patrocinadora do nosso Lote 5, e à STCP, empresa executora”, ressalta.
Aleomar Rezende destacou o papel dos produtores rurais de Mineiros que se engajaram na parceria. “Sem eles, nada disse seria possível, notadamente neste momento de emergência climática. Saímos do discurso para, de maneira efetiva, fazer ações revitalizadoras, justamente no local onde nós temos as nascentes do Rio Araguaia. Portanto, estamos aqui superanimados e esperançosos”, frisa.
O coordenador técnico do Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Juntos pelo Araguaia (JPA), Vinícius Gouveia Scartezini de Rezende, lembra o processo de idealização e desenvolvimento do JPA, lançado em junho de 2019, quando os Estados de Goiás e Mato Grosso uniram esforços para buscar uma meta de recuperação de 10 mil hectares na bacia hidrográfica do Alto Rio Araguaia, sendo 5 mil hectares em cada lado do Rio.
“Para alcançar essa meta, ações estratégicas foram desenhadas em sinergia com o conceito do Programa JPA, que é transformar a vida e a relação das pessoas com o meio ambiente, de forma a garantir a disponibilidade do nosso recurso natural mais precioso, que é a água, para as futuras gerações”, aponta Vinícius Scartezini. “A iniciativa possibilita uma mudança de cultura, uma quebra de paradigmas em um formato disruptivo e inovador”, completa.
A reitora da Unifimes, Juliene Rezende Cunha, avalia que “já sentimos os efeitos das mudanças na natureza, e temos que mitigar os danos. São 25 mil mudas de plantas nativas do Cerrado que produzimos em nosso centro universitário, pela ação de técnicos, professores e estudantes, e que agora passam a compor o Juntos pela Araguaia, esse projeto tão importante. Nossas estruturas físicas e nosso conteúdo pedagógico ficam à disposição do programa”, conclui. O evento contou ainda com as presenças do presidente do Conselho Superior da Fimes, Luiz Antônio Alves Costa e vice-prefeito de Mineiros, João Grandô.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) - Rumo Malha Central - STCP Engenharia de Projetos - Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA)