Andréa Vulcanis destaca esforços para construção do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa do Cerrado, o Edifício da Flor
Estrutura será erguida no município de Piranhas, assim que patrocínio for efetivado. “Será uma fonte de produção de aproximadamente 600 mil mudas por ano”, informa secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, destaca os esforços tendo em vista a construção do novo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa do Cerrado, no município de Piranhas, mais conhecido como Edifício da Flor.
“Seguimos firmes na proposta de recuperar a bacia hidrográfica do Rio Araguaia, e o Edifício da Flor, que será construído assim que o patrocínio for efetivado, será uma fonte de produção de aproximadamente 600 mil mudas por ano”, informa.
Instituto Espinhaço
Mudas produzidas no viveiro do Programa Juntos pelo Araguaia em Piranhas (GO): secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, destaca os esforços tendo em vista a construção do novo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa do Cerrado, no município, mais conhecido como Edifício da Flor
A avaliação da secretária é de que o Juntos pelo Araguaia avança e se prepara para novas conquistas. “O Governo de Goiás não para. O Araguaia é nosso patrimônio e vamos cuidar dele para que nossas futuras gerações também possam aproveitar”, pontua Andréa Vulcanis.
JPA
O Programa Juntos pelo Araguaia é uma cooperação público-privada idealizada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para revitalizar a bacia hidrográfica do Rio Araguaia, que sofre gravemente com o assoreamento em razão da degradação na área de abrangência da bacia, e proporcionar o reflorestamento no bioma Cerrado, o segundo maior brasileiro em extensão, o mais rico em biodiversidade do mundo, com alto grau de endemismo.
O JPA é um convite para transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e sua relação com a natureza. No coração do Brasil, o programa proporciona uma abordagem transformadora para a preservação ambiental. A meta é não apenas revitalizar e conservar o Cerrado e o Rio Araguaia, mas também ressignificar a maneira como encaramos nosso compromisso com a natureza.
A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. “A inovação também está na governança. A concepção e execução não envolvem recursos públicos, e o papel dos governos de Goiás e de Mato Grosso é o de curador técnico e institucional do projeto”, destaca Andréa Vulcanis.
“Parceira entre muitas mãos – poder público, iniciativa privada e instituições executoras -, realizamos o maior programa em recuperação ambiental no mundo, e as equipes responsáveis se empenham para expandir as ações em campo e a conquista de novos investimentos”, conclui a secretária.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) - Escritório Executivo do Programa Juntos pelo Araguaia