Escritório Executivo de Projeto do Juntos pelo Araguaia ministra palestras voltadas para educação ambiental de crianças e adolescentes
Evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em celebração ao 22 de março, Dia Mundial da Água. Coordenadora administrativa do Escritório Executivo de Projetos do Programa Juntos pelo Araguaia, Alana Alves, em duas apresentações destaca importância da conscientização “para que possamos garantir a disponibilidade de recursos hídricos em qualidade e quantidade suficientes para as gerações do presente e do futuro”
A educação ambiental para crianças e adolescentes marca o terceiro dia da Semana da Água, ação coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO). O Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) participa das atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
A coordenadora administrativa do Escritório Executivo de Projetos, Alana Alves, ministrou duas palestras voltadas para educação ambiental destinada a crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio na manhã e tarde de terça-feira (19/03), no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, Setor Cidade Vera Cruz, Aparecida de Goiânia. Também foi apresentado o vídeo institucional e evolução do Juntos pelo Araguaia no âmbito do EEP.
“A educação ambiental é importante no contexto da conscientização e disseminação das informações para que possamos garantir a disponibilidade de recursos hídricos em qualidade e quantidade suficientes para as gerações do presente e do futuro”, destaca Alana Alves. “Nós apresentamos o Juntos pelo Araguaia desde a sua concepção até as fases de implementação e monitoramento. Demonstramos que se trata do maior programa de recuperação de bacias hidrográficas do planeta”, pontua.
As quatro palestras que fizeram parte da programação da Semad na terça-feira foram: 1) O ciclo da água e a importância dos fatores ambientais para manutenção dos recursos hídricos; 2) Qualidade da água e principais fontes de poluição; 3) Água e gestão de resíduos sólidos; e 4) ODS: estratégias para sustentabilidade. No início da tarde também aconteceram atividades educativas e lúdicas, oficinas de pintura e jogos com a participação de jovens no CEU.
Nesta quarta-feira (20/03), estudantes de escolas públicas visitam o Parque Estadual dos Pireneus (PEP) e aprendem, com técnicos da Semad, como se mede a qualidade da água em corpos hídricos de Goiás.
A programação da Semad continua na quinta-feira (21/03), com uma cerimônia no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira para o lançamento do SirhGO no período da manhã e apresentações com superintendentes e gerentes que trabalham no âmbito da secretaria, à tarde. A programação também inclui mesa redonda com o tema “Avanços e desafios dos setores para uso sustentável dos recursos hídricos”.
Na sexta-feira, Dia Mundial da Água (22 de março), a Semad vai ao auditório Carlos Vieira, da Assembleia Legislativa, para quatro atividades a partir das 9h da manhã: palestra sobre gestão de recursos hídricos frente às mudanças climáticas, nova apresentação do SirhGO, uma mesa redonda sobre o papel de cada um no cuidado com as águas (estado, municípios, empresa e sociedade) e entrega de premiação a pessoas que se destacaram no esforço para proteger as águas.
As atividades começaram no domingo (17/03), oportunidade em que a Semad realizou, na sede do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), na Região Metropolitana de Goiânia, a “Corrida pela Preservação da Água 2024”. Cerca de 500 participantes se inscreveram para o evento.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) - Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA)
Fotos: Ricardo Gomes/EEP
Na Semana da Água, a coordenadora administrativa do Escritório Executivo de Projetos, Alana Alves, ministra duas palestras voltadas para educação ambiental destinada a crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, em Aparecida de Goiânia: “Apresentamos o Juntos pelo Araguaia desde a concepção até as fases de implementação e monitoramento. Demonstramos que se trata do maior programa de recuperação de bacias hidrográficas do planeta”