top of page

Juntos pelo Araguaia, por meio da STCP Engenharia de Projetos, conclui restauração florestal na Fazenda Lageado, no município de Portelândia

Duas nascentes do Rio Lageado, localizadas no Lote 5, agora estão protegidas da ocorrência de gado, tiveram área ampliada e reflorestada com espécies nativas do Cerrado. Proprietária Célia Rodrigues Resende, parceira do programa, diz que todos os donos de terras deveriam se conscientizar e proteger as fontes existentes. “Somente assim sentiremos os benefícios no futuro”, destaca. Rumo Malha Central, maior operadora de logística ferroviária do Brasil, é a instituição investidora nesta nova fase de expansão do JPA

O Juntos pelo Araguaia (JPA), por meio da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda., concluiu a restauração florestal na Fazenda Lageado. Ela está localizada no Lote 5, município de Portelândia (GO), propriedade de Célia Rodrigues Resende, uma das parceiras do programa.

 

Agora, as duas nascentes do Rio Lageado, além de estarem protegidas da ocorrência de gado, também tiveram a área ampliada e reflorestada com espécies nativas do Cerrado.

 

O Lageado é um dos afluentes do Rio Diamantino, que forma a microbacia de mesmo nome, sendo um dos principais afluentes do Araguaia. A restauração foi concluída no mês de janeiro.

 

Segundo a proprietária Célia, todos os donos de terras deveriam se conscientizar e proteger as nascentes existentes no perímetro das propriedades. Para ela, “somente assim sentiremos os benefícios no futuro”.

 

A nascente foi contemplada com as seguintes intervenções para proteção e conservação: implantação de cercas, roçadas da área como controle de espécies invasoras, manejo integrado de pragas, correções de solo (calagem, fertilização e uso de hidroretentores de água no solo).

 

E mais: abertura de berços para mudas no solo, plantio de mudas nativas da região e implantação de tutores para crescimento. Para esta mesma área ainda estão previstas as atividades de manutenção deste plantio pelo período de três anos.

WhatsApp Image 2024-03-11 at 17.05.35 (1).jpeg

Fotos: STCP

Juntos pelo Araguaia, por meio da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda., concluiu a restauração florestal na Fazenda Lageado, localizada no Lote 5, município de Portelândia (GO), da proprietária rural Célia Rodrigues Resende, uma das parceiras do programa: duas nascentes, além de estarem protegidas da ocorrência de gado, também tiveram a área ampliada e reflorestada com espécies nativas do Cerrado

WhatsApp Image 2024-03-11 at 17.05.35.jpeg
WhatsApp Image 2024-03-11 at 17.05.36.jpeg

A Rumo Malha Central, maior operadora de logística ferroviária do Brasil, é a investidora nesta nova fase de expansão do programa, uma cooperação público-privada que visa a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e a relação delas com a natureza.

 

JPA

O Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) e seus mecanismos visam a melhoria da qualidade ambiental em prol da revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia. A meta é promover o equilíbrio entre os valores ecológicos, econômicos e sociais associados às práticas de recomposição da vegetação e conservação de solo e água. A iniciativa contempla 28 municípios nos Estados de Goiás e de Mato Grosso.

 

A inovação do Juntos pelo Araguaia está marcada na ação conjunta, integradora, participativa, que se converte em ações regenerativas pelos beneficiários do programa. O JPA vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Ele visa capturar mentes e corações em favor do cerrado e da regeneração da natureza.

 

Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) são os curadores técnicos e institucionais do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA).

 

As instituições investidoras são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo Malha Central. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade. As instituições executoras são a STCP Engenharia de Projetos e o Instituto Espinhaço.

 

A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar/Ifag/Sindicato Rural.

 

Em Goiás, as prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia, Mineiros e Portelândia são as apoiadoras locais.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) - Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Programa Juntos pelo Araguaia - STCP Engenharia de Projetos  – Rumo Malha Central

bottom of page